top of page

Várzea Paulista inicia nova campanha para prevenir acidentes causados pelas chuvas

Foto do escritor: Dircélio TimóteoDircélio Timóteo

Defesa Civil instala faixas de conscientização fornecidas pela Defesa Civil do Estado de São Paulo para incentivar o autocuidado e ajudar a evitar tragédias

A Defesa Civil de Várzea Paulista iniciou uma nova campanha para conscientizar a população sobre cuidados essenciais de autoproteção durante o período chuvoso, em parceria com a Defesa Civil Estadual. O órgão do Governo do Estado forneceu faixas do programa SP Sempre Alerta, que trazem dicas importantes. As primeiras foram instaladas pela Defesa Civil Municipal no canteiro próximo ao ponto de ônibus, no lado oposto à Chácara Mall, na Avenida Fernão Dias Paes Leme, um dos locais com maior fluxo de veículos e pedestres na cidade.


Segundo o coordenador da Defesa Civil de Várzea Paulista, Cristiano Vargas, as demais faixas serão instaladas em pontos estratégicos de todas as regiões do município ao longo desta semana. A iniciativa também faz parte do conjunto de medidas da Operação Verão: Várzea Paulista Sempre Alerta. A gestora municipal de Segurança Pública, Coronel Carla Basson, acompanhou o trabalho.

Orientações


As faixas fornecem os seguintes alertas:

• Ao sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente.

• Se houver tempestade com raios e vendaval, busque abrigo em um local seguro.

• Em caso de inundação, não atravesse a pé nem de carro e procure um lugar mais alto.




“No período de chuvas, tome muito cuidado! Não transite em áreas alagadas. Se estiver em uma área de morro e houver qualquer sinal de escorregamento de terra, saia imediatamente. E, o mais importante: não atravesse vias alagadas. Isso pode custar sua vida. A informação salva vidas”, explica Vargas.

Caso esteja no automóvel e a via comece a se alagar, ligue imediatamente para a GCM (Guarda Civil Municipal) pelo número 153 para receber a orientação correta sobre sair ou não do veículo. Se for necessário e seguro sair, deixe o carro com os vidros e portas abertos, pois isso pode evitar que ele seja arrastado para rios ou córregos próximos, por exemplo. Se já houver pane elétrica e o vidro estiver fechado, e for seguro sair, retire o encosto de cabeça do banco do motorista e utilize suas partes pontiagudas para quebrar os vidros. Certifique-se de que não haja cacos de vidro que possam causar ferimentos antes de sair.


Prevenção

Para a gestora municipal de Segurança Pública, Carla Basson, a divulgação dessas dicas é sempre muito bem-vinda.


“O ideal é prevenir para que o pior não aconteça. As pessoas precisam estar cientes dos riscos relacionados ao clima e a possíveis desastres. Medidas como essa despertam a consciência da população. Quem está em um cruzamento, por exemplo, e vê a mensagem, pensa: ‘Realmente, isso pode acontecer. Então, preciso me prevenir’. Além disso, as pessoas compartilham o aprendizado e ampliam o conhecimento”, afirma.

Saiba mais

Para conferir detalhes do programa SP Sempre Alerta e outras orientações sobre como proceder antes, durante e após desastres, acesse o link: https://tinyurl.com/yczvyyn6.

Comments


ECO & VIDA

Associação Comunidade Varzina Educacional Cultural e Comunicação Social.
CNPJ: 02.834.119/0001-95

bottom of page