descarte incorreto de materiais que poderiam ser reciclados e reaproveitados é um problema que atinge a maioria dos países do mundo. A falta de incentivo à coleta seletiva nas cidades e a falta de conscientização da população agravam ainda mais o problema. Para se ter uma ideia, uma garrafa pet pode levar até 200 anos para se decompor. Ao ser descartada de forma incorreta, além de gerar inúmeros problemas ambientais, ainda consiste em desperdício de matéria-prima, que poderia ser usada para gerar materiais idênticos ao original ou ainda soluções criativas para algumas questões críticas de nossa sociedade.
Oscar Mendes é um arquiteto que sempre esteve atento aos problemas de moradia de boa parte da população de seu país, a Colômbia. Preocupado com a quantidade absurda de material que é desperdiçado diariamente e sabendo do grande potencial de reciclagem dos mesmos, teve a ideia de reaproveitar plástico e borracha descartados para desenvolver um tijolo diferente, que, ao ser encaixado como peças de lego, é capaz de construir casas de baixo custo para a população carente.
Nascia, assim, a empresa Conceptos Plasticos que, através do reaproveitamento de materiais que seriam descartados, consegue construir moradias para quem não tem condições de ter sua própria casa. O processo de construção da casa é bastante simples e permite que quatro pessoas sem conhecimento em construção montem uma casa de 130m² em apenas cinco dias, tudo de forma rápida e segura. Confira abaixo um vídeo com áudio em espanhol e legenda em inglês que mostra detalhes do processo de construção das moradias.
Gostaram do projeto? Com esta ideia, Mendez consegue oferecer moradias dignas para inúmeras famílias de seu país e ainda reaproveitar materiais de difícil decomposição. Os recicláveis possuem um potencial incrível de transformação. Alinhando conhecimento técnico com boas ideias, é possível criar soluções sustentáveis que podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Construir essas casas, além de sustentável, ainda parece divertido! Quem nunca imaginou brincar com um lego gigante (risos)? Brincadeiras à parte, este projeto é bem bacana e leva sorrisos para quem monta as casas e mais ainda para quem as usufrui.
Comentarios